quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Precious

Eu não faço ideia sobre quantas vezes ja falaram que você não era boa o suficiente para alguém/algo. Ou que você não podia realizar algo por ser mulher. Ou que você não chegaria no lugar para onde os teus sonhos te guiavam. Muitas vezes não só te disseram, mas criaram barreiras reais para que você de fato não chegasse lá, né? Não sei quantas vezes esperaram menos ousadia de você. Ou ao invés de elogiar algo massa que você tenha feito, reduziram o teu feito a um elogio sobre a tua aparência. Quantas vezes você teve que escolher uma roupa mais larga e folgada para ir a um determinado ambiente por medo de objetificarem o teu corpo? Também não sei quantas vezes você teve que falar sobre o seu currículo pra que a sua opinião, de alguma forma, fosse levada em consideração. Ou se você já foi considerada barraqueira e desiquilibrada por impor o seu ponto de vista quando ele foi subestimado ou ridicularizado. Quantas pessoas ja se afastaram por você não ser uma mulher delicada e submissa? Quantas já te chamaram de louca ou psycho por você seguir a sua intuição e defender algo que futuramente seria comprovado? Quantos foras você já levou por ser "independente" demais? Eu acho que todas nós já ouvimos, pelo menos uma vez, coisas assim. Coisas HORRÍVEIS assim. Histórias desse tipo sempre são compartilhadas nas minhas rodas de amigas. O que eu realmente quis dizer, caso ninguém tenha dito: você é muito PRECIOSA! Você tem muito VALOR! Talvez você já tenha certeza disso, mas nunca é demais relembrar. Relembre isso sempre que puder às mulheres que te cercam. Fortaleça os vínculos femininos. Não tenha medo ou pudor de elogiar outra mulher. Não deprecie outras mulheres para ganhar aprovação masculina. Não ataque a sexualidade de outra mulher por ciúmes. Seria irresponsável da minha parte dizer que você vai ser tudo o que quiser ser, mas entenda: você é incrível para ser tudo o que quiser ser; porem, existe um sistema cruel que se empenha em abater mulheres - de forma figurada ou literal. Não te falta inteligência ou capacidade, falta apenas romper com essa estrutura de ódio. Eu acredito nesse rompimento se estivermos unidas num comprometimento coletivo entre nós: cuidados, apoio-mútuo, organizadas & fortes. Sorte do dia: Seja sua maior companhia. Seja sua melhor amiga. Não deixa que ninguém faça você se sentir menos do que você é. E não aceite menos do que você merece. E se não for pedir muito, aprenda a reconhecer e a valorizar a beleza e importância de outras mulheres na sua vida.


Um comentário:

  1. Recentemente, vim a reconhecer algo incômodo: há os "bons homens", aqueles que procuram ser fieis a dignos ideais e procurar ser gentis dentro de sua força, e há os homens que são louvados pelo mundo das aparências, aqueles cuja confiança vazia brilha beirando a arrogância (apenas para os que não vêem, pois É arrogância), e que são tão vazios quanto as contrapartes que, muito infelizmente, são levadas a serem atraídas por esse tipo e protegerem e "gostarem" desse tipo.

    Mais recentemente ainda, reconheci algo ainda mais incômodo, que chegou a me perturbar: eu era um desses homens, o primeiro tipo, e eu me achava com uma enorme "síndrome - mesmo - de inferioridade". Não preciso entrar em méritos sobre os efeitos disso sobre mim, até porque o realmente importante é que eu estava sendo uma engrenagem no esquema de perpetuação do modelo nocivo. Sim, os bons seres humanos precisam erguer-se. Como é mesmo aquela citação do Mandela?...

    Eu deixei passar boas coisas na vida, causando assim muito dano aos outros, por não me achar suficiente. Deixei que outros, iludidos com sua auto-importância, tomassem meu lugar. Pude observar o resultado catastrófico que adveio de minha omissão, já mais de uma vez - para meu detrimento e dor pessoal. Remorso. Culpa. Mas a verdade é que aos fracos, o que lhes cabe; uma alma forte precisa de boa nutrição, e os que não fazem uso das faculdades mais humanas sempre poderão nutrir-se de McDonald's - figurativamente e literalmente. Sim. Vida importa, alimento importa, boas pessoas ao seu redor importam. E digo ainda o seguinte, baseado em experiência: um ser humano forte é capaz de erguer aqueles ao seu redor, sem grandes esforços, e assim descobrir-se ainda mais forte que antes. Digno. Belo, simples e feliz. É a paz.

    Possamos mais de nós fazer desse serviço, Raquel.
    E me perdoe por ter me julgado fraco e pequeno demais quando pudemos nos encontrar e conhecer melhor. Sempre te admirei. Ainda admiro. Só faltou eu ter me admirado um pouquinho, também.

    Ruy Henrique.

    ResponderExcluir